Unidade Campo Grande
Unidade Chapadão do Sul
67 .

TRATAMENTO ENDODÔNTICO

O tratamento de canal ou tratamento endodôntico, é um procedimento onde o cirurgião dentista remove a polpa dental (tecido que contém vários elementos, principalmente vasos sanguíneos e nervos) nos casos em que a mesma foi danificada ou morta.

O tratamento de canal acaba por salvar o dente das indesejáveis extrações dentárias. Antigamente (ou não tão antigamente em alguns lugares) se a pessoa relatasse sentir fortes dores no dente a única alternativa era a extração.

Existem vários fatores que podem levar o(s) canal(ais) do dente a ser tratado. Cárie muito ampla é normalmente a causa mais comum. Podemos citar também: Fratura dental ou trauma (batida) sem fratura.

É muito importante que ao sentir dor no dente (mesmo que seja leve) você deve procurar um dentista para receber orientações. A dor faz parte do processo de inflamação e esta inflamação pode gerar danos irreversíveis a polpa dental.

Todo esse processo pode ocorrer lentamente sem que você perceba e gerar uma infecção dentária.Uma das consequências da infecção é a formação de pus. A proliferação desse pus repleto de bactérias leva a formação de fístulas, abcessos e até cistos.

Muitas pessoas tem medo de fazer o tratamento de canal. Ouvem muitas histórias de que esse tipo de tratamento é puro sofrimento. Esqueça. A odontologia evoluiu muito. Os profissionais tem em mãos anestésicos potentes que eliminam ou diminuem muito uma possível dor durante os procedimentos. Além disso, ela se tornou muito mais rápida e precisa com a utilização de certos equipamentos.

Após a limpeza, desinfecção e modelagem do(s) canal(ais), estes são preenchidos com um material obturador (ex: óxido de zinco/ eugenol) e em seguida é feita a restauração definitiva do dente

endo_principal

CASOS CLÍNICOS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus vehicula eu quam in posuere. Duis ultricies ipsum eu lacus viverra molestie vel ut ligula. Curabitur viverra porttitor neque, eget eleifend lacus volutpat at. In condimentum felis orci, at aliquam urna aliquet a. Mauris condimentum urna tellus, vel rutrum libero finibus vitae